A configuração de ambiente refere-se ao ajuste e preparação de um sistema computacional para otimizar o desempenho e a funcionalidade de um software específico. Uma configuração de ambiente bem-feita é essencial para garantir a estabilidade, segurança e eficiência operacional do Integrador eCUBUS. A janela de “Configuração de Ambiente” contém a lista de bancos de dados cadastrados e os campos necessários para a criação de um novo ambiente.
1) Acesse a janela de Configuração de Ambiente pelo botão através da tela Sobre. | |
2) Clique no botão “Importar” para acessar o explorador do Windows. | |
3) Navegue pelas pastas até localizar o arquivo de configuração, selecione-o e clique no botão “Abrir”. | |
4) Será preenchido automaticamente todos os campos da Configuração. | |
5) Clique em “Testar Conexão”. Se estiver funcionando corretamente, aparecerá uma mensagem de aviso “Conectado ao banco de dados com sucesso!”. | |
6) Finalize clicando no botão azul “Salvar” para o Integrador eCUBUS gravar as configurações realizadas. |
1) Preencha os campos de configuração conforme a descrição correspondente: Nome: nome descritivo do banco de dados; Driver: driver do banco de dados; Servidor: endereço do servidor; Porta: porta de acesso ao banco de dados; Banco de Dados: nome da base de dados; Usuário: nome de usuário para acesso ao banco de dados; Senha: senha de usuário para acesso ao banco de dados; | |
2) Clique em “Testar Conexão”. Se estiver funcionando corretamente, aparecerá uma mensagem de aviso “Conectado ao banco de dados com sucesso!” e depois clique no botão verde “Salvar” para gravar os dados preenchidos na lista de banco de dados; | |
3) Finalize clicando no botão azul “Salvar” para o Integrador eCUBUS gravar as configurações realizadas. |
Para evitar a necessidade de configurar os parâmetros de conexão ao banco de dados do Integrador eCUBUS cada vez que o instalamos em um novo computador, podemos exportar as configurações para um arquivo com extensão “.db”. Esse arquivo pode ser importado em outros computadores durante as próximas instalações, facilitando e agilizando o processo de configuração.
1) Para realizar a exportação das configurações devemos acessar a “Configuração de Ambiente” e clicar no botão “Exportar”. | |
2) Abrirá a janela “Salvar o arquivo de configuração”. Selecione a pasta onde deseja salvar o arquivo e clique no botão “Salvar”. |