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Configuração de Ambiente

A configuração de ambiente refere-se ao ajuste e preparação de um sistema computacional para otimizar o desempenho e a funcionalidade de um software específico. Uma configuração de ambiente bem-feita é essencial para garantir a estabilidade, segurança e eficiência operacional do Integrador eCUBUS. A janela de “Configuração de Ambiente” contém a lista de bancos de dados cadastrados e os campos necessários para a criação de um novo ambiente.


Configurar ambiente com arquivo de configuração


1) Acesse a janela de Configuração de Ambiente pelo botão através da tela Sobre.
2) Clique no botão “Importar” para acessar o explorador do Windows.
3) Navegue pelas pastas até localizar o arquivo de configuração,
selecione-o e clique no botão “Abrir”.
4) Será preenchido automaticamente todos os campos da Configuração.
5) Clique em “Testar Conexão”. Se estiver funcionando corretamente, aparecerá uma mensagem de aviso “Conectado ao banco de dados com sucesso!”.
6) Finalize clicando no botão azul “Salvar” para o Integrador eCUBUS gravar as configurações realizadas.


Configurar ambiente manualmente


1) Preencha os campos de configuração conforme a descrição correspondente:

Nome: nome descritivo do banco de dados;
Driver: driver do banco de dados;
Servidor: endereço do servidor;
Porta: porta de acesso ao banco de dados;
Banco de Dados: nome da base de dados;
Usuário: nome de usuário para acesso ao banco de dados;
Senha: senha de usuário para acesso ao banco de dados;
2) Clique em “Testar Conexão”. Se estiver funcionando corretamente,
aparecerá uma mensagem de aviso “Conectado ao banco de dados
com sucesso!” e depois clique no botão verde “Salvar” para gravar
os dados preenchidos na lista de banco de dados;
3) Finalize clicando no botão azul “Salvar” para o Integrador eCUBUS gravar as configurações realizadas.


Exportar configuração de ambiente

Para evitar a necessidade de configurar os parâmetros de conexão ao banco de dados do Integrador eCUBUS cada vez que o instalamos em um novo computador, podemos exportar as configurações para um arquivo com extensão “.db”. Esse arquivo pode ser importado em outros computadores durante as próximas instalações, facilitando e agilizando o processo de configuração.


1) Para realizar a exportação das configurações devemos acessar
a “Configuração de Ambiente” e clicar no botão “Exportar”.
2) Abrirá a janela “Salvar o arquivo de configuração”. Selecione a pasta onde deseja salvar o arquivo e clique no botão “Salvar”.